domingo, 19 de julho de 2009

Mevlana Rumi

Mevlana Rumi, um poeta árabe do séc. XIII, escreve palavras lindas. Deixo aqui uma tradução em inglês dum seu poema sobre Deus que não me atrevo a tentar traduzir para Português:


I searched for God among the Christians and on the Cross and therein I found Him not.
I went into the ancient temples of idolatry; no trace of Him was there.
I entered the mountain cave of Hira and then went as far as Qandhar but God I found not.
With set purpose I fared to the summit of Mount Caucasus and found there only 'anqa's habitation.
Then I directed my search to the Kaaba, the resort of old and young; God was not there even.
Turning to philosophy I inquired about him from ibn Sina but found Him not within his range.
I fared then to the scene of the Prophet's experience of a great divine manifestation only a "two bow-lengths' distance from him" but God was not there even in that exalted court.
Finally, I looked into my own heart and there I saw Him; He was nowhere else.

P.S.: Pensando melhor e dado que este blog é de facto para leitores de língua Portuguesa, aqui deixo a minha tradução do poema de Mevlana Rumi, com as devidas limitações de eu não ser linguista e a tradução ser do Inglês e não do original Árabe, língua que, com muita pena minha, de facto não domino.

Tradução:

Procurei por Deus entre os Cristãos e na cruz e lá não o encontrei
Fui aos antigos templos da idolatria, nenhum traço dele havia lá
Entrei na cave da montanha de Hira e fui tão longe como Qandhar mas Deus não encontrei
Com determinação subi ao cume da montanha do Caucaso e lá encontrei apenas a habitação de Anqa
Depois dirigi a minha busca para o Kaaba, o retiro do velho e do novo, Deus também não estava lá.
Voltando-me para a Filosofia, eu inquiri sobre ele a Ibn Sina, mas descobri que ele não estava ao seu alcance.
Fui até ao local da experiência do Profeta da grande manifestação divina "à distância de 2 arcos dele", mas Deus também não estava nesse local exaltado.
Finalmente olhei para o meu coração e lá o encontrei, ele não estava em mais nenhum lugar.
.

Sem comentários: