quinta-feira, 15 de abril de 2010

Informação Alternativa

.
A selecção da informação divulgada nos grande media é por vezes gritante.
De acordo com os interesses ocultos dos grandes grupos económicos que controlam os mass media, a determinados assuntos é dada grande divulgação, enquanto outros são sistematicamente ignorados.

Todos vimos recentemente, os noticiários a, diariamente, falar da greve de fome dos prisioneiros políticos Cubanos. Jornais, televisões, rádios por todo o mundo fizeram ampla cobertura da situação de Orlando Zapata (que veio a falecer na sequência da greve de fome) e Guillermo Fariñas.

A situação de direitos humanos em Cuba é grave e não quero desculpar o regime Cubano.

Mas é muito estranho, que por esse mundo fora haja muitas outras greves de fome, em que os grevistas chegam também a perder a vida, e nada apareça nas notícias sobre eles.


Em 7 de Abril de 2010, a semana passada, 7000 presos palestinianos em Israel começaram também uma greve de fome para protestar contra a falta de condições e atentados aos seus direitos básicos e fundamentais nas prisões de Israel.
São 7000 pessoas que começaram esta luta, arriscando a sua própria vida, correndo o risco de represálias sobre eles a as suas famílias, por parte das autoridades Israelitas.
Mas qual a cobertura mediática sobre esta situação? Nada!
Pesquisei nos sites da BBC, New York Times, Público, RTP: Nada

A notícia é apenas referida em alguns pequenos media alternativos, os quais também se espantam com o bloqueio a esta notícia.
O controlo da informação é crucial para o controlo do poder, todos os que buscam o poder nas nossas sociedades modernas o sabem (e parece que o actual governo Português não é excepção).

Por isso aqui deixo os links de mais dois sites de informação alternativa:

O "Tercera Informacion"é um site dos "nuestros hermanos" Espanhois, está em Castelhano, claro, mas tem notícias sobre todo o mundo.

O "Fight Back News" é Norte-americano, e não se pode dizer que seja neutral, nem o pretende ser. É assumidamente um media de esquerda, que luta contra a opressão dos povos e dos mais desfavorecidos. Assume por quem luta e contra quem luta: As elites ricas, poderosas e privilegiadas que controlam os EUA e outros países do mundo.
Quem disse que não existe luta de classes nos EUA? pois, se calhar foi mais uma daquelas informações que alguns lhe quiseram impingir...
.

Sem comentários: