quarta-feira, 16 de junho de 2010

Email enviado ao Primeiro Ministro de Portugal sobre a situação de Gaza

Aqui deixo o texto do email enviado ao 1º Ministro de Portugal, José Sócrates, sobre a situação da Faixa de Gaza e o recente massacre de civis por tropas especiais israelitas na frota humanitária de barcos que se dirigia para este território.

Este texto vai de acordo com a campanha lançada pela Organização Não Governamental Avaaz.org e pode ser usado como modelo por qualquer outra pessoa que entenda participar nesta acção, em que se pede para contactarmos directamente os nossos governantes (não se esqueçam que, pelo menos em teoria, vivemos em democracia):

"Exmo. Sr. 1º Ministro José Sócrates

Escrevo-lhe como cidadão Português, preocupado com a situação humanitária de Gaza

Sei que vai realizar-se amanhã a conferência Europeia e que este assunto será tema de conversa.
Congratulo-me com a declaração do passado dia 14 dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Europeus, mas penso que é chegada a hora de a União Europeia exigir mais.
A Europa deve exigir já, a uma só voz, o levantamento do bloqueio desumano da faixa de Gaza e nomeadamente o fim imediato do bloqueio de ajuda humanitária, bens alimentares e pessoas.

Deve exigir o cumprimento do direito internacional, condenando actos de pirataria em águas internacionais. Se isto não for feito como poderemos condenar futuros actos de violação por parte de outros países? Iremos permitir que tropas de qualquer país ocupem barcos e executem civis desarmados em águas internacionais?

Deve pressionar para uma investigação internacional e independente dos incidentes com a frota humanitária que se dirigia a Gaza. Sendo que a investigação promovida pelo governo de Israel está claramente destinada a ser uma farsa de branqueamento.

Espero que no concelho Europeu amanhã se passe das palavras à acção: Por exemplo revendo toda a política de cooperação entre a UE e Israel, nomeadamente através da associação e acordo UE-Israel.

Quero também dizer que a proposta conjunta de Blair-Netanyahu para modificar o bloqueio, ainda que sendo um passo, é claramente insuficiente e parece destinada a morrer na gaveta.

Os olhos de todos os cidadãos Europeus estão sobre as vossas resoluções.
500 000 pessoas já assinaram uma petição exigindo uma investigação internacional aos graves incidentes da frota humanitária. A Cruz Vermelha já condenou o bloqueio e declarou-o como claramente ilegal à luz do direito internacional, pois é uma punição cruel e injusta de todo um povo.

Na expectativa de amanhã ver uma resolução forte da União Europeia, apoiada pelo Governo Português, subscrevo-me

Atentamente

(nome da pessoa que envia)"

O email para o 1º ministro pode ser enviado directamente através da página do governo Português em:

http://www.portugal.gov.pt/pt/Pages/Contacto.aspx

bastando copiar e colar o texto acima que está dentro de aspas " "

Porque um mundo melhor faz-se com a participação de todos

Sem comentários: