terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Nascimento da Vida

Ao ver este video,

penso em todas as fases por que passa um embrião humano até ao nascimento.

Primeiro apenas um aglomerado de células, indistintas.

Depois, progressivamente, as células ao multiplicarem-se começam-se a diferenciar.

Surgem os primeiros orgãos, os primeiros canais de um sistema que os liga a todos: veias e sistema nervoso.
Do sistema nervoso começa progressivamente a formar-se um aglomerado maior de células, estas transmitem os primeiros impulsos nervosos, começam a coordenar todos as outras células e orgãos, mas é ainda um sistema básico que apenas envia e recebe pequenos pedaços de informação quimica: regula os níveis de elementos nos vários subsistemas. Regula as batidas do coração. São os primeiros mecanismos reguladores do sistema complexo que se está a formar.
Ainda estamos longe da consciência, nem sequer o que chamamos pensamentos. Linguagens humanas ainda pura e simplesmente não existem

Depois lentamente as primeiras sensações de conforto e desprazer: talvez o quente ou frio, apesar da temperatura ser regulada pelo corpo da mãe. Talvez a falta ou excesso de nutrientes, essenciais ao desenvolvimento do embrião. Uma mãe incapaz de obter alimentos nesta fase, dará provavelmente os primeiros sentimentos de dor a esse embrião, o organismo “pedirá” esses nutrientes essenciais, o embrião poderá então sentir os primeiros sinais de dor, ou de prazer quando sente esses pedidos do organismo a serem satisfeitos. Mas pouco mais existe nessa altura.
Sempre progressivamente o cérebro vai-se desenvolvendo. Uma teia de milhões de neurónios ligados entre si começa a comunicar, a trocar informação por via quimica. Como uma árvore de natal muitas luzes acendem-se e apagam-se, estruturando os primeiros pensamentos, se é que o podemos chamar assim. Sensações apenas, indicações de como tudo está a correr, mas claro, sem palavras, sem linguagem.
Essencialmente o organismo está mergulhado numa doce piscina, o liquido amniótico, envolvido na placenta e ligado a um cordão umbilical que lhe fornece os nutrientes. A temperatura é estável (desde que a mãe não vá parar a nenhum incêndio). Desde que a mãe consiga encontrar alimentos, este organismo vai vivendo uma existência pacata, com pouco para fazer. Sente os saltos e trambolhões, começa também ele a experimentar o sistema muscular, mexendo-se e dando os primeiros pontapés.
Os olhos já se abrem, já funcionam, mas têm ainda pouco para ver. A luz que passa ligeiramente através da barriga da mãe e pouco mais. Os ouvidos ouvem ruídos, sons, música que a mãe possa estar a ouvir. O organismo está assim mergulhado num estado de doce apatia, mas onde os orgãos vão sendo testados.

E depois um dia, dá-se um dos acontecimentos mais traumáticos e violentos que organismo sentirá em toda a sua existência: Tantos os seus músculos como os da mãe começam a mexer-se, a mãe sente contracções. O organismo da mãe prepara-se para expulsar o novo ser vivo do seu interior. São momentos violentos, o ser é atirado para fora, puxado.

e sai! É o nascimento
Um momento particularmente violento, onde em instantes são feitas mudanças radicais: pulmões habituados durante tanto tempo a receber o oxigénio por via líquida, são obrigados a mudar subitamente o seu modo de funcionamento, começam a absorver oxigénio gasoso. O primeiro choro, a sensação de frio, de desprotecção.
A partir daí, e porque é um mamífero, o ser vai ainda depender fortemente da mãe, para o segurar nos braços, providenciar o necessitado alimento pelos seus seios. Rapidamente e de forma instintiva o novo ser vai buscar os seios maternos para lhe garantirem os nutrientes essenciais à  vida. Mas tanto como o alimento, o colo, a protecção maternas são essenciais ao desenvolvimento do novo ser vivo neste mundo, sem o colo materno qualquer bebé torna-se um ser gravemente irrequieto, agitado e descontrolado, carregado de ansiedade e incapaz de se desenvolver de forma saudável.

É o nascimento de uma vida humana, um momento maravilhoso, lindo, mas que para a personagem principal deste filme, é também um momento bastante violento.

Sem comentários: